Laboratório de Química Teórica
Inicial Sobre o LQT Histórico Pesquisa Noticias Contato

Histórico

O Laboratório de Química Teórica foi criado em meados de 1986 para desenvolver pesquisas sobre efeitos do solvente em propriedades moleculares. As atividades do LQT foram iniciadas com o desenvolvimento da dissertação de Mestrado do aluno Ricardo Luiz Longo, no programa de pós-graduação em Química da UFSCar. Neste trabalho a teoria do campo de reação foi implementada no programa AMPAC.

Na teoria do campo de reação o solvente é modelado como um medio contínuo dielétrico, ou seja, não existem moléculas explicitas de solvente. Diversos problemas sobre efeitos da solvatação nas propriedades do soluto foram abordados. Parte desta dissertação foi desenvolvida no de Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco.

Simultaneamente, iniciamos o desenvolvimento de um programa computacional, DIADORIM, para a simulação de líquidos puros e misturas binárias, utilizando o Método Monte Carlo com algoritmo de Metropolis, incluindo a teoria de perturbação termodinâmica para calcular a variação de energia livre em processos em solução. Seguindo a metodologia padrão, as moléculas são modeladas com a aproximação do campo de força clássico. Utilizando este programa várias dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado foram desenvolvidas, em geral, explorando uma abordagem molecular para o tema "Termodinâmica de Processos em Fase Líquida".

Atualmente, a simulação computacional é hoje uma técnica amplamente utilizada para estudar processos químicos, biológicos, com enorme aplicão também na Ciência dos Materiais. Este laboratório é pioneiro na introdução da mesma no Brasil, inclusive com o desenvolvimento de software necessário.